Blog
VOLTAR

Alergias respiratórias: como se proteger durante a primavera?

Nem só de flores é feita a primavera. Com o início da estação mais colorida do ano, dia 22 de setembro, muitas pessoas começam a se preparar para encarar sintomas como olhos, nariz e garganta irritados, espirros incessantes e muita tosse. Além de ser a época dos dias mais longos e ensolarados, a primavera traz consigo o pólen que circula pelo ar e resulta em um dos problemas mais comuns da temporada: as alergias respiratórias.
De acordo a pneumologista Caroline Bernardes, do Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, normalmente na primavera há floração de diversas árvores, o que pode piorar os sintomas de alergia em pessoas sensíveis ao pólen. “Em pessoas alérgicas, o pólen desencadeia um processo inflamatório em toda a mucosa respiratória, iniciando no nariz e evoluindo para os brônquios em alguns casos”, explica a especialista.
Segundo ela, os primeiros sintomas costumam ser coceira no nariz, coriza diária, obstrução nasal e espirros frequentes. Além disso, podem estar associados sintomas de conjuntivite alérgica como coceira no olho, lacrimejamento, vermelhidão e queimação ocular. “Se houver asma, a pessoa apresentará tosse, falta de ar e dificuldade de realizar atividades físicas. As crises dependem do controle da gravidade da alergia que a pessoa apresenta e como está realizando o tratamento preventivo”, comenta a médica.
 
Ambientes ventilados e acompanhamento médico
 
Caroline destaca que a chegada do calor e a maior concentração de ácaros de poeira no ar também ajudam a agravar o problema. Para evitar incômodos, ela recomenda deixar os ambientes bem arejados, evitar locais muito fechados, evitar o uso de tapetes, carpetes, cortinas (principalmente no quarto) e utilizar capas antialérgicas de colchão e travesseiro.
 
Já durante o tratamento, lavar o nariz com soro fisiológico é essencial para pacientes alérgicos. Mas atenção: a pneumologista não indica o uso de descongestionante nasal. “Ele não trata a doença, apenas provoca um alívio passageiro. Também pode causar o que chamamos de rebote — quando horas após os sintomas de obstrução nasal voltam com muito mais intensidade”, esclarece.
Para aliviar os sintomas e prevenir as crises, a especialista indica duas medidas: “Realizar o tratamento de prevenção e o acompanhamento médico regular”, finaliza.
 
Sobre o Hospital
 
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se, nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
 
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.
 
Para celebrar seus 35 anos de história junto à comunidade, a unidade de saúde iniciou em 2017 um projeto de expansão que visa agilizar processos e melhorar a infraestrutura de atendimento à população. Os recursos, na casa dos R$ 5 milhões, serão destinados a obras como, por exemplo, a ampliação do local — que terá 1,4 mil metros quadrados a mais para o fluxo de pessoas.
A previsão é de que as mudanças iniciem em novembro celebrando o aniversário do hospital.

 

Segundo o diretor da unidade, Dr. Mauro Kreibich, hoje são realizadas cerca de 5 mil consultas por mês. Ao todo, são 18 médicos e 64 funcionários somente na área respiratória, responsável pela maior demanda de trabalho. A expansão da estrutura física implica no incremento da equipe técnica .O projeto agregará mais serviços e  especialistas ao quadro, o que vai tornar o atendimento mais  abrangente e rápido para nossos pacientes”, adianta o médico.

 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp