Blog
VOLTAR

De herói a vilão, como o ar-condicionado pode trazer riscos à saúde

por Adriano Lins, Jornal de Santa Catarina - 29/11/2018

Com a proximidade da chegada da estação mais quente do ano, os termômetros começam a ultrapassar a casa dos 30°C na região do Vale do Itajaí. Para amenizar os efeitos das altas temperaturas, o ar-condicionado se torna um dos principais aliados para transformar os ambientes mais agradáveis. No carro, no trabalho ou em casa, o equipamento acaba fazendo parte do dia a dia da população.

Este privilégio, entretanto pode trazer riscos à saúde, principalmente aos relacionados com o sistema respiratório, conforme aponta o médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Ricardo Albaneze.

– O início de estação é normalmente problemático, pois há um aumento de pacientes com problemas relacionados ao uso do ar-condicionado, como rinite alérgica e infecciosa, faringite, asma e infecções respiratórias, que são exacerbadas pela falta de umidade do ar – diz.

Albaneze completa que o equipamento também pode contribuir com a conjuntivite, pois com a baixa umidade a parte externa do olho resseca muito, provocando coceira e ardência ocular.

– O ar-condicionado acaba disseminando bactérias, fungos e vírus se não for higienizado. 

Mesmo que aja um cuidado com a manutenção dele, o ressecamento do ambiente pode ser a causa de alguns problemas respiratórios – explica o médico.

O especialista alerta que pessoas com imunidade baixa estão mais suscetíveis aos riscos e de piora do quadro, por isso é importante fortalecer a defesa por meio de atividades físicas e vacinas adequadas. Além disso, higienizar o equipamento é questão de prevenção de problemas ainda maiores.

Importância da manutenção

O técnico de refrigeração Rodolfo Ribak esclarece que a periodicidade de manutenção do equipamento é variável, pois depende do ambiente que ele está exposto. Mas é aconselhável ao menos uma manutenção total anual seja feita e que todo o mês o próprio usuário pode fazer a higienização do filtro, que acaba retendo muita sujeira, muitas delas invisíveis.

– A limpeza é simples, pode ser feita apenas com água. Não há necessidade de produtos químicos, se quiser usar um detergente neutro até pode, mas nada com odor, que possa impregnar no equipamento e gerar mau cheiro no ambiente – afirma Ribak.

A evaporada faz toda a filtragem do ar que está no ambiente e todas essas impurezas ficam acumuladas. Locais com muita poeira, como fábricas necessitam de cuidados regulares, pois este processo é mais acelerado.

Segundo o técnico em manutenção Ronivaldo Delei de Andrade, 36 anos, os equipamentos instalados em facções de costura, por exemplo, precisam de limpeza uma vez a cada três meses.  

– A manutenção periódica é mais barata. Muitas vezes a pessoa fica doente e acha que é em virtude do tempo, mas é por causa da sujeira – pontua o profissional que está na área há 13 anos.

Desde o início do ano, todos os edifícios são obrigados a fazer a manutenção dos ar-condicionados. É o que determina a Lei 13.589/2018, que torna obrigatória a execução de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).

 

Simples práticas podem auxiliar na prevenção:

  • Higienizar o filtro do ar do equipamento;
  • Se o ar-condicionado estiver há muito tempo desligado, a pessoa deve deixar o equipamento ligado por um período mínimo de 30 minutos com janelas e cômodos abertos, arejar o ambiente e limpar a tubulação;
  • Usar um umidificador de ar. Se o indivíduo for muito sensível ao aparelho e tiver um processo alérgico, ele deve ser bem tratado para não ocorrer uma crise e necessitar de auxílio médico;
  • Se não tiver umidificador, use uma bacia com água, uma prática popular para melhorar a umidade do ar;
  • Trate doenças alérgicas, para evitar mais complicação com o uso do ar-condicionado.
  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp