Blog
VOLTAR

Dia 31 de Maio: Dia Mundial Sem Tabaco

Na próxima quarta-feira (31) é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco. A data criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi instituída para alertar sobre as doenças e prevenções relacionadas ao tabagismo. Neste ano a OMS apela também à todos os países para o tema : "Tabagismo - uma ameaça para o desenvolvimento."

O pneumologista do HDP, Mauro Kreibich, ressalta que existem mais de 50 doenças relacionadas ao consumo do tabaco - a principal causa de morte evitável no mundo. "Quando associamos o tabaco ao comércio ilegal é preciso levar em conta também que ele está à margem do controle sanitário, o que implica em componentes em desacordo com a legislação e, possivelmente, a contaminação por diversos elementos que potencializam os efeitos danosos", explica Kreibich.

De acordo com a OMS, além de salvar vidas e reduzir desigualdades na saúde, um controle abrangente do tabagismo detém os impactos ambientais negativos caudados pela produção, venda e consumo de tabaco. O controle do tabagismo pode quebrar o ciclo da pobreza, contribuir com a erradicação da fome, promover a agricultura sustentável e crescimento econômico e combater as mudanças climáticas. Maiores impostos em produtos de tabacos também podem ser usados como recursos para saúde pública e outros programas de desenvolvimento do governo.

O Dia Mundial Sem Tabaco 2017 tem como objetivos principais:

- Destacar a relação entre o uso de produtos de tabaco, o controle do tabagismo e o desenvolvimento sustentável.

- Incentivar os países a incluir o controle do tabagismo em suas responsabilidades nacionais para Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

- Apoiar os estados-membros e a sociedade civil no combate a interferência da indústria do tabaco em processos políticos, o que resulta em ações de controle de tabagismo nacionais mais fortes.

- Incentivar uma maior participação pública e de parceiros em esforços regionais, nacionais e globais para elaborar e implementar estratégias e planejamentos de desenvolvimento e atingir objetivos que priorizem ações de controle do tabagismo.

- Demonstrar como as pessoas podem contribuir para um mundo sustentável e livre de fumo, ao se comprometer em não fazer uso de produtos de tabaco ou ao largar o hábito de fazê-lo.

 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp