Blog
VOLTAR

Especialista esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de vacinação para ingresso na rede municipal de ensino de Blumenau

A vacina é o meio mais eficaz para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, minimizando a ocorrência de doenças e infecções graves e fatais para a população em geral. O acesso às vacinas já proporcionoua redução da incidência e a taxa de mortalidade de doenças imunopreveníveis e infecto-contagiosas, como tétano, difteria, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, dentre outras.

De acordo com a Gerente de Enfermagem do Hospital Dia do Pulmão, Tatiana Lunelli,  a vacinação é necessária desde o nascimento até a terceira idade. A atualização do calendário de vacinação evita que o indivíduo contraia tais doenças ou transmita para outras pessoas não imunizadas.  “A maioria das doenças que podem ser prevenidas pela vacinação são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala próximo a outras pessoas”, afirma  Tatiana. Vale lembrar também que as vacinas chamadas de obrigatórias são aquelas previstas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e que compõem os calendários básicos de vacinação para diferentes idades.

Para garantir a imunização e evitar surtos e reaparecimento de doenças já erradicadas, a Prefeitura Municipal de Blumenau torna obrigatória a vacinação em dia para todas as crianças matriculadas em creches e escolas públicas municipais da cidade. A medida oficializada pelo prefeito Mário Hildebrandt na última terça-feira, dia 7, por meio de Decreto nº. 11.869, prevê que pais e responsáveis que desejarem efetuar a matrícula ou rematrícula escolar da criança nas unidades da rede municipal de ensino (EBMs e CEIs) devem apresentar a Carteira de Vacinação do estudante ou um atestado de regularidade da situação vacinal no ato da matrícula. O documento pode ser emitido pelo AG ou pela ESF de referência, comprovando que todas as doses da criança estão em dia. 

Consulta de vacinas obrigatórias:
O Hospital Dia do Pulmão, dispõe de vacinas obrigatórias e complementares para crianças e adultos. Para consultar o calendário vacinal, basta acessar o site http://hospitaldopulmao.com.br/hp-vacinas e clicar na sessão "crianças e prematuros". Para conferir todas as vacinas disponíveis no hospital, acesse a página "Vacinas Online". 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Não ao Retrocesso

Matéria de Isabella Ballalai – Pediatra e Presidente da Sociedade Brasileira de Imuniza...

LEIA MAIS

Especialista esclarece dúvidas sobre obrigatoriedade de vacinação para ingresso na rede municipal de ensino de Blumenau

A vacina é o meio mais eficaz para a defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e ...

LEIA MAIS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.