Blog
VOLTAR

Estudo estima que vacina reduz risco de criança morrer de gripe em 65%

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) publicaram nesta segunda-feira (3) um estudo sobre a eficiência da vacina da gripe na prevenção da morte de crianças. De acordo com os cientistas, a aplicação da dose reduz em 65% o risco de morte devido à doença em pessoas saudáveis que tenham entre 6 e 17 anos.

No caso de crianças com condições médicas de alto risco, como pneumonia e bronquite, a vacina reduziu o risco de morte em 51%. Os cientistas fizeram a estimativa da eficácia da vacina para prevenir os óbitos relacionados à gripe usando cruzamentos de dados relacionados à cobertura vacinal com dados de diferentes grupos de crianças. Esses grupos foram obtidos a partir de relatórios nacionais e uma base de dados particular.
O órgão norte-americano analisou os dados de quatro temporadas de alta da gripe entre 2010 e 2014. Das 358 mortes notificadas associadas à gripe com confirmação laboratorial, 291 tinham estado de vacinação conhecido - negativo ou positivo. Deste número, 74% não tinham tomado a dose contra a gripe.
De acordo com os CDC, "os resultados do estudo ressaltam a importância de que todas as crianças devem receber uma dose anual da vacina".
No Brasil, como as cepas dos vírus são diferentes, há um tipo diferente de vacina. É feita uma atualização anual das doses, assim como nos Estados Unidos. De acordo com o Ministério da Saúde, entre o dia 1º de janeiro e 18 de março deste ano, 31 pessoas morreram devido aos vírus influenza. Destes, 12% eram crianças.
FONTE sbim

 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp