Blog
VOLTAR

Hipertensão Pulmonar

Hipertensão Pulmonar: especialista alerta sobre os perigos da doença que é desconhecida por 76% dos brasileiros
Silenciosa e perigosa, a doença pode apresentar sintomas como a falta de ar e o cansaço extremo. 


Fadiga, dificuldade respiratória progressiva ao esforço, dor torácica, vertigem, tontura ao esforço e síncope evidente, são alguns sintomas da doença que é desconhecida pela maior parte da população brasileira: a hipertensão pulmonar. A doença, que possui data comemorativa para conscientizar a população, celebrada no próximo dia 5 de maio, dificulta a passagem do sangue pelas artérias e veias pulmonares, levando à elevação na pressão arterial dos pulmões, causando a sobrecarga do coração. 

No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (ABRAF) em parceria com a Indústria Farmacêutica Bayer, cerca de 76% dos brasileiros desconhecem a doença. O Dr. Ricardo Albaneze, alerta que a falta de conhecimento e diagnostico e tratamento tardio da doença é uma dos principais desafios da hipertensão pulmonar. 

“A maioria de seus sinais e sintomas são semelhantes aos de outras doenças que afetam o coração e os pulmões, causando dúvidas nas pessoas e aumentando a taxa de mortalidade da enfermidade”, explica. 

O médico ainda comenta que a hipertensão pulmonar é rara. “Estima-se que cerca de 350 mil pessoas tenham a doença em todo o mundo, no Brasil, isso representa cerca de 10 mil indivíduos”, explica. Dr. Ricardo esclarece que a doença possui alguns fatores de risco para o surgimento, como uso de determinados remédios para emagrecer, doenças reumatológicas ou hepáticas, malformações cardíacas, infecção pelo HIV, além de características genéticas. 

Dr. Albaneze também ressalta que, mesmo não apresentando cura, a doença deve ser controlada com medicamentos específicos, possibilitando o aumento da qualidade de vida dos pacientes e evitando a evolução da doença. “Os remédios ajudam a controlar a doença, que, em casos mais graves da doença, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar”, finaliza. 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp