Blog
VOLTAR

Hipertensão Pulmonar: doença desconhecida pela maioria da população brasileira

Quando falamos em hipertensão, é comum nos remeter ao excesso de sal no organismo e em consequências como infarto ou derrame. Porém, existe um tipo de hipertensão que pouca gente conhece e que afeta consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes: a pulmonar.

Em novembro, celebramos o Mês de Conscientização à Hipertensão Pulmonar, e no dia 15, é comemorado o Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar. Para conscientizar a população sobre os riscos da doença, o médico Pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze, promoveu uma palestra sobre Hipertensão Pulmonar direcionada aos profissionais de saúde, esclarecendo algumas dúvidas e questionamento a respeito do diagnóstico da doença, em Joinville.

O que é a doença? 

A hipertensão pulmonar é a denominação dada a um conjunto de alterações das artérias responsáveis por levar o sangue até os pulmões. Com isso, ocorre uma elevação na pressão arterial dos pulmões e uma dilatação do coração que, com o tempo, acaba sobrecarregando o coração, causando falta de ar durante atividades do dia a dia, cansaço e tontura, entre outros sintomas.  Em casos mais graves, pode haver necessidade de internação e de transplante pulmonar.


Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (ABRAF) em parceria com a Indústria Farmacêutica Bayer, aponta que cerca de 76% dos brasileiros desconhecem a doença. E que em caso de suspeita por causa de certos indícios, menos da metade procuram um pneumologista. 


Segundo o pneumologista do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau (SC), Dr. Ricardo Albaneze, a detecção precoce é realmente um dos grandes desafios da doença. “Por ser tratar de uma enfermidade rara, em que os sintomas podem se confundir com o de outras doenças, muitas pessoas ignoram a existência desta enfermidade”, afirma o pneumologista. 
O médico alerta que existem alguns fatores de risco para o surgimento da hipertensão pulmonar, como mal formações cardiacas, uso de determinados remédios para emagrecer, doenças reumatológicas ou hepáticas, infecção pelo HIV, além de características genéticas. 

Quais os sinais e sintomas de HAP?

O pneumologista ressalta que os sintomas geralmente não se tornam aparentes até que a doença pulmonar esteja avançada. Pacientes que possuem a doença, podem apresentar fadiga, dificuldade respiratória progressiva ao esforço, e em fases mais avançadas da doença, dor torácica, vertigem e tontura ao esforço e síncope evidente.

Como é diagnosticado? 

“A doença geralmente não é diagnosticada imediatamente, já que a maioria de seus sinais e sintomas são semelhantes aos de outras condições que afetam o coração e os pulmões, como a asma ou a doença cardíaca coronariana”, afirma Dr. Albaneze. 

O tempo do início dos sintomas ao diagnóstico é de aproximadamente dois anos. Vários testes podem ser utilizados para auxiliar o diagnóstico e a exclusão de outras doenças, incluindo: 

  • Teste de função pulmonar; 
  • Exame de cintilografia perfusão-ventilação pulmonar;
  • Eletrocardiograma; 
  • Ecocardiograma; 
  • Exames de sangue; 
  • Raio x torácico; 
  • Tomografia; 

 

O teste definitivo para a hipertensão pulmonar é a cateterização cardíaca direta com medidas hemodinâmicas, que confirmam a doença. 

Quem sofre a doença? 


A doença pode afetar todos os grupos de idade e ambos os sexos, porém, é mais comum em mulheres jovens com idade entre 20 e 40 anos. 

 

Sobre o Hospital


O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.


Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.
 

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp