Blog
VOLTAR

O Corticóide inalado não está ligado ao risco de fratura em jovens com asma

Os corticosteroides sistêmicos/orais/injetáveis estão associados ao aumento do risco de fratura em crianças com asma, revela um estudo da JAMA pediatria. Enquanto isso, não houve associação com corticosteroides inalados (ICSs).

Utilizando as bases de dados administrativas de Ontário, os pesquisadores compararam cerca de 4000 crianças com idades entre 2 a 18 anos que sofreram uma fratura após um diagnóstico de asma com cerca de 16.000 crianças com asma que estavam sem fratura.

Após o ajuste multivariável, o preenchimento de uma receita para um corticosteroide sistêmico no ano passado foi associado a um risco 17% maior de fratura, em relação ao não preenchimento dessa prescrição. No entanto, a prescrição para corticoides inalados não foi associada ao risco de fratura.

Os autores concluem: "Os clínicos que utilizam corticosteroides inalados para otimizar o controle da asma infantil devem ser tranquilizados pela falta de associação com fraturas, o medo da fratura não é uma razão para limitar o uso terapêutico de corticosteroides inalados. Além disso, o controle de asma com corticosteroides inalados pode diminuir a probabilidade de exacerbações de asma que requerem uso sistêmico de corticosteroides, o uso mais adequado de corticosteroides inalados pode levar a um menor risco de fratura ".

Fonte: Artigo de Pediatria JAMA (Resumo Gratuito)

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Conheça a Buzzy, a Abelhinha que ajuda a enfrentar a dor na vacinação

Medo de agulhas. Uma situação que parece incomodar apenas crianças pode causar ...

LEIA MAIS

Dia Mundial de Combate à Asma

A asma representa um importante problema de saúde. Estima-se que mais de 300 milhões d...

LEIA MAIS

O que é importante saber antes de se vacinar contra a gripe?

A campanha contra a gripe já começou em diversas instituições de sa&uacu...

LEIA MAIS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.