Blog
VOLTAR

O Corticóide inalado não está ligado ao risco de fratura em jovens com asma

Os corticosteroides sistêmicos/orais/injetáveis estão associados ao aumento do risco de fratura em crianças com asma, revela um estudo da JAMA pediatria. Enquanto isso, não houve associação com corticosteroides inalados (ICSs).

Utilizando as bases de dados administrativas de Ontário, os pesquisadores compararam cerca de 4000 crianças com idades entre 2 a 18 anos que sofreram uma fratura após um diagnóstico de asma com cerca de 16.000 crianças com asma que estavam sem fratura.

Após o ajuste multivariável, o preenchimento de uma receita para um corticosteroide sistêmico no ano passado foi associado a um risco 17% maior de fratura, em relação ao não preenchimento dessa prescrição. No entanto, a prescrição para corticoides inalados não foi associada ao risco de fratura.

Os autores concluem: "Os clínicos que utilizam corticosteroides inalados para otimizar o controle da asma infantil devem ser tranquilizados pela falta de associação com fraturas, o medo da fratura não é uma razão para limitar o uso terapêutico de corticosteroides inalados. Além disso, o controle de asma com corticosteroides inalados pode diminuir a probabilidade de exacerbações de asma que requerem uso sistêmico de corticosteroides, o uso mais adequado de corticosteroides inalados pode levar a um menor risco de fratura ".

Fonte: Artigo de Pediatria JAMA (Resumo Gratuito)

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp