Blog
VOLTAR

O uso da Bombinha

A bombinha é um inalador dosimetrado que dispara a medicação necessária para pacientes com doença respiratória de forma eficiente.

A medicação fica armazenada dentro de um recipiente pressurizado que, quando acionado, libera partículas muito pequenas que são inaladas pelo paciente.

Suas principais vantagens são:

 As partículas são muito pequenas, permitindo que sejam absorvidas nas áreas mais profundas da árvore respiratória, o que torna a medicação mais efetiva.

 Ao utilizar a via respiratória para absorção da medicação, podemos utilizar doses muito menores dos mesmos medicamentos quando utilizados por outras vias como a oral, por exemplo.

 Os nebulizadores, que são utilizados ainda como substitutos, tem o inconveniente das partículas maiores, que dificultam a absorção da medicação e o risco da contaminação do equipamento e acessórios.

Usar bombinhas de asma faz mal à saúde? O uso frequente do aparelho pode criar dependência? 

Muitas pessoas têm a ideia consolidada de que usar a bombinha de asma é ruim e pode matar. Mas não há qualquer indício de que seu uso faça mal ou vicie. Não fazer mal, entretanto, não significa que não cause efeitos colaterais. O uso de broncodilatadores, de fato, aumenta os batimentos cardíacos. Porém se faz necessário, para que haja a abertura dos brônquios.

Lembramos que atividade física , sorrir  e amar  também aumentam os batimentos cardíacos e são indiscutivelmente benéficos à saúde.

O uso frequente não causa dependência. A crença de surge devido à sensação de alívio imediato ao paciente. É obvio que a técnica adequada do uso e, principalmente quando usar, deve ser orientado pelo profissional especializado.

A "necessidade " de utilizar a medicação inalatória com frequência (maior que 3x ao dia), deve também ser avaliada por este profissional.

#HospitaldoPulmão #bombinha

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

O uso da Bombinha

A bombinha é um inalador dosimetrado que dispara a medicação necessária ...

LEIA MAIS

Ato de Solidariedade

Artigo de: Dr. Bruno Schlemper Junior  - médico e professor da Unoesc/SC / Jornal de San...

LEIA MAIS

O Perigo das Doenças Evitáveis 

Males como Sarampo e Febre Tifoide podem atingir população que deixa de se vacinar ...

LEIA MAIS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.