Blog
VOLTAR

O uso da Bombinha

A bombinha é um inalador dosimetrado que dispara a medicação necessária para pacientes com doença respiratória de forma eficiente.

A medicação fica armazenada dentro de um recipiente pressurizado que, quando acionado, libera partículas muito pequenas que são inaladas pelo paciente.

Suas principais vantagens são:

 As partículas são muito pequenas, permitindo que sejam absorvidas nas áreas mais profundas da árvore respiratória, o que torna a medicação mais efetiva.

 Ao utilizar a via respiratória para absorção da medicação, podemos utilizar doses muito menores dos mesmos medicamentos quando utilizados por outras vias como a oral, por exemplo.

 Os nebulizadores, que são utilizados ainda como substitutos, tem o inconveniente das partículas maiores, que dificultam a absorção da medicação e o risco da contaminação do equipamento e acessórios.

Usar bombinhas de asma faz mal à saúde? O uso frequente do aparelho pode criar dependência? 

Muitas pessoas têm a ideia consolidada de que usar a bombinha de asma é ruim e pode matar. Mas não há qualquer indício de que seu uso faça mal ou vicie. Não fazer mal, entretanto, não significa que não cause efeitos colaterais. O uso de broncodilatadores, de fato, aumenta os batimentos cardíacos. Porém se faz necessário, para que haja a abertura dos brônquios.

Lembramos que atividade física , sorrir  e amar  também aumentam os batimentos cardíacos e são indiscutivelmente benéficos à saúde.

O uso frequente não causa dependência. A crença de surge devido à sensação de alívio imediato ao paciente. É obvio que a técnica adequada do uso e, principalmente quando usar, deve ser orientado pelo profissional especializado.

A "necessidade " de utilizar a medicação inalatória com frequência (maior que 3x ao dia), deve também ser avaliada por este profissional.

#HospitaldoPulmão #bombinha

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp