Blog
VOLTAR

Organização Mundial de Saúde mantém nível de alerta da Pandemia H1N1.

 

GENEBRA – A pandemia da gripe H1N1 ainda não teminou, mas sua fase mais intensa já passou em várias partes do mundo, disse a Organização Mundial da Saúde nesta quinta-feira, após uma revisão realizada por especialistas independentes.


 

O comitê de emergência da OMS, composto por 15 consultores externos, disse que é crucial que os países mantenham sua vigilância com relação à pandemia, o que pode incluir eventuais medidas de saúde pública, conforme nota divulgada pela diretora geral da entidade, Margaret Chan.


 

Ainda estamos na pandemia”, disse o porta-voz da OMS Gregory Hartl.


 

Chan disse que a atividade da chamada gripe suína deve prosseguir, e o comitê voltará a se reunir em meados de julho para avaliar novos dados relativos ao inverno do Hemisfério Sul, época em que a transmissão da gripe se agrava.


 

A reunião dos especialistas aconteceu na terça-feira, por teleconferência, mas Chan só divulgou os resultados na quinta porque esperava a versão final do comunicado deles.


 

Com base nas recomendações do grupo, a OMS manteve o indicador de pandemia em 6, o topo da escala, como ocorre desde junho de 2009.


 

A próxima reunião dos especialistas irá recomendar se esse nível será mantido, ou decidir que a pandemia passou ou entrou na fase “pós-pico”.


 

A deliberação da OMS sobre o grau da pandemia afeta a forma como os 193 países filiados reagem à doença, inclusive na formação de seus estoques de vacinas e antivirais.


 

Especialistas da OMS dizem que o vírus continua sendo uma ameaça a algumas pessoas vulneráveis, especialmente grávidas, crianças e portadores de doenças respiratórias. A vacinação continua sendo recomendável para esses grupos.


 

A previsão é de que o H1N1 continue sendo o vírus primário ou dominante entre os vírus da “influenza” por um bom tempo”, disse Hartl na terça-feira.

Com ou sem pandemia, o H1N1 ainda irá existir”.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp