Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória é uma área da fisioterapia que tem como objetivo, liberar as vias aéreas das secreções, aumentar a capacidade ventilatória do aparelho respiratório, através de exercícios, técnicas manuais e equipamentos que estimulam a expectoração da secreção acumulada nos pulmões, melhorando assim a dinâmica respiratória e a distribuição do ar inalado.

A Fisioterapia Respiratória tem caráter preventivo ao evitar agravamento de patologias já estabelecidas, principalmente aquelas ditas crônicas, além de reabilitadora da função respiratória.

Apnéia

O que é apnéia?

Apnéia é definida como interrupção/diminuição do fluxo aéreo (respiração).

Causas e Sintomas

A apnéia obstrutiva do sono (AOS), a mais comum, é caracterizada por colapsos recorrentes da região faríngea, resultando na diminuição substancial do fluxo aéreo (apneia ou hipopnéia), durante o sono.

O tratamento da síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) é de fundamental importância, pois há a evolução natural da doença com o aparecimento de sintomas graves.

A SAOS está associada a diversas cormobidades e sintomas, que incluem, histórico de ronco alto, interrompido por paradas respiratórias durante o sono, sensação de sufocamento, sono agitado, aumento da freqüência de urinar a noite, alterações de raciocínio e memória, impotência sexual, sonolência excessiva diurna, obesidade, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, exacerbação de doença pulmonar obstrutiva crônica, redução da qualidade de vida, elevação significativa do risco de acidentes laborais e de trânsito, além de ser considerada fator independente de risco para doenças cardiovasculares e acidente vascular encefálico isquêmico (AVC).

Leia mais

Diagnóstico

No Hospital Dia do Pulmão são analisadas e registradas variáveis respiratórias como ronco, fluxo de ar, oxigenação, posição e frequência cardíaca.

O polissonógrafo Stardust II é um aparelho portátil de última geração que possibilita realização do exame para detecção dos distúrbios respiratórios durante o sono no conforto de sua casa.

Indicações médicas de uma polissonografia

  • Sonolência diurna excessiva
  • Disturbios respiratórios durante o sono (roncos e apnéias*)
  • Instalação de Cpap
  • Disturbio do ritmo cardíaco durante o sono

*Apnéia: Pausa respiratória durante o sono.

Consulte seu médico e pergunte sobre o ronco e a apnéia e verifique se este exame está indicado no seu caso

Tratamento

A existência de vários métodos de tratamento pressupõe um tratamento individualizado, específico a cada paciente, levando-se em conta os fatores anatômicos, índices de gravidade da doença, doenças associadas, adesão ao tratamento e a necessidade de um seguimento periódico baseado em critérios objetivos.

O envolvimento multidisciplinar e multiprofissional é a melhor alternativa a ser oferecida, independente da opção de tratamento a ser escolhida.

Aparelhos de Pressão Positiva na via aérea Superior (PAP)

Apnéia Recomenda-se o tratamento com PAP para pacientes com SAOS sintomática, em especial casos moderados e severos.

O PAP consiste em um método não-invasivo de aplicação de pressão positiva na via aérea superior, evitando o seu colapso por meio da formação de um coxim pneumático.

A indicação do uso Pressão Aérea Positiva (PAP) para o tratamento da SAOS pressupõe um tratamento vitalício.

O seguimento do uso de PAP deve ser feito por meio de medidas objetivas.

O armazenamento de dados de uso vem sendo realizado nos próprios equipamentos e permite a emissão de um relatório informando todos os dados. A análise periódica desses relatórios permite o tratamento.acompanhamento bem como, a solução de fatores que atrapalhem o uso correto e a efetividade do tratamento.

Eletroestimulação

Eletroestimulação como Terapia Complementar na Reabilitação de pacientes com Enfisema Pulmonar e Fibrose Cística

Recomendado pela Sociedade Americana e Européia de Pneumologia, a terapia complementar da eletroestimulação utiliza estímulos elétricos aplicados na musculatura dos membros em sessões de 30 minutos supervisionadas por fisioterapeuta, assim ganhando massa muscular com maior agilidade e eficiência.

O Hospital Dia do Pulmão oferece novo método de tratamento para melhorar o condicionamento físico de seus pacientes com Enfisema Pulmonar e Fibrose Cística.

O objetivo é que eles tenham condições de realizar as suas atividades diárias com maior facilidade ou retomem sua condição física mais rapidamente após uma descompensação ou internação.

A eletroestimulação mostrou-se eficiente em diversos estudos clínicos aumentando a força muscular e promovendo a melhora da qualidade de vida dos pacientes com estas doenças crônicas.

O resultado já é observado em poucas sessões e o tratamento é extremamente seguro, sem contra indicações formais.

O Hospital do Pulmão tem serviço de Fisioterapia e Reabilitação Pulmonar em atividade regular, e a incorporação da eletroestimulação constitui mais um avanço da instituição sabidamente inovadora.

Programa de Reabilitação Pulmonar

O Programa de Reabilitação Pulmonar tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, diminuir a falta de ar, estimular a integração social, promover condicionamento físico, facilitando as atividades da vida diária.

O programa tem sido desenvolvido baseado na prevenção terapêutica e nos princípios de utilização de técnicas específicas de treinamento para aumentar a capacidade física. Possibilita também a melhora funcional respiratória para os pacientes que irão realizar de que já realizaram cirurgia do tórax e transplante pulmonar.

A reabilitação pulmonar inclui treinamento aeróbio (com auxílio de oxigenoterapia se necessário) exercícios de fortalecimento de MMSS, alongamentos e orientação quanto a técnicas de conservação de energia. Todas as sessões são realizadas com o paciente monitorado supervisionado por um fisioterapeuta.

Ventilação Não Invasiva

A ventilação não invasiva com pressão positiva (VNI) é usada para pacientes com insuficiência respiratória (falta de ar) aguda ou crônica agudizada (quando em crise). Ela propicia melhora nas trocas gasosas (oxigênio/gás carbonico) e diminuição no trabalho respiratório (cansaço).

Indicações:

  • DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica);
  • Asma;
  • EAP (Edema Agudo Pulmonar);
  • Insuficiência Respiratória;
  • Pneumonia.

Últimas notícias

VER TODAS

Alergias respiratórias: saiba como identificar e prevenir as alergias durante a primavera

Conhecida como a estação das flores, a primavera é considerada a época e...

LEIA MAIS

Não ao Retrocesso

Matéria de Isabella Ballalai – Pediatra e Presidente da Sociedade Brasileira de Imuniza...

LEIA MAIS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.