Agendamentos
HP Vacinas
Vacina febre amarela
Edital
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO: SEGUNDA A SEXTA: 07:30 às 20:00 - SÁBADO, DOMINGO E FERIADOS: 07:00 às 12:00
FONE: (47) 3037 7099
Hospital do Pulmão
Facebook

Edital

Vacinar x Imunizar

A vacinação é o ato de aplicar a vacina e a imunização é o desenvolvimento de anticorpos específicos derivados da vacina aplicada. As vacinas são imunobiológicos que se modificam depois de determinado tempo quando expostas a temperaturas inadequadas e à má conservação, fatores que acabam com o efeito de proteger dos vírus que atingem o organismo humano.

A manutenção das características iniciais das vacinas depende da estrutura técnico-administrativa, como uma câmara de refrigeração, orientada pelo Programa Nacional de Imunizações. O manuseio errado e o uso de equipamentos inadequados ou com defeito, e até mesmo a falta de energia elétrica podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia das vacinas.

Por isso, uma equipe especializada para monitorar as condições de transporte, o manuseio e a conservação é tão importante quanto a equipe de aplicação da vacina. Cada etapa precisa estar em perfeito funcionamento, desde as credenciais sanitárias, até os aspectos técnicos, como a temperatura da sala, que deve ser mantida em 18º C por 24 horas e possuir sistema auxiliar de energia. Já as câmaras de refrigeração específicas para vacinas devem ter a temperatura de 2º a 8°C visível no painel e as caixas térmicas coletoras precisam ter dispositivos auxiliares de medida da temperatura.

São medidas essenciais para garantir a eficácia da imunização das vacinas. Todos devem se vacinar, mas também precisam ter total conhecimento sobre estes cuidados e saber avaliar se estão no local de saúde adequado para que ocorra a perfeita imunização. A vacina é a arma mais eficaz para enfrentarmos a gripe e o conceito de vacinação e imunização precisa ser compreendido.

Dr. Mauro Sérgio Kreibich, pneumologista do Hospital Dia do Pulmão.

Rua Engenheiro Paul Werner, 1141 - Itoupava Seca - Blumenau/SC
Responsável Técnico - Dr. Mauro Sérgio Kreibich CRM 2367 @