Blog
VOLTAR

Asmaland - O aplicativo que ajuda no combate à asma

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) estima que cerca de 10% a 15% das crianças brasileiras sofrem com asma e, muitas vezes, é difícil fazer com que seres tão pequenos entendam a importância do tratamento. No Dia Mundial do Combate à Asma, celebrado em 3 de maio, conheça o aplicativo Asmaland, um game criado para ajudar crianças e adolescentes a entenderem e também a controlarem melhor a doença.

O projeto é da Associação Brasileira de de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (Abraf) e conta com a consultoria científica da médica pneumologista e coordenadora do Centro de Estudo do Hospital Dia do Pulmão, Dra. Marina Andrade Lima, que explica o propósito do aplicativo.

“O objetivo do Asmaland é proporcionar às crianças e adolescentes uma ferramenta de melhor controle da asma, já que por meio de um game passamos conteúdos educativos sobre o que é a asma, quais são os sintomas, quais são os principais gatilhos das crises e a melhor maneira de atingir o controle. O grande objetivo é empoderar esse grupo etário para que eles possam atingir uma compreensão melhor a respeito da doença deles”, afirma.

Premiado

A ideia do aplicativo foi considerada tão interessante que ele já foi premiado antes mesmo de ser desenvolvido. Isso porque o projeto saiu do papel com recursos do prêmio internacional promovido pela American Chest Foundation, organização norte-americana que atua na defesa da saúde pulmonar. O projeto foi submetido à análise e ganhou a verba para o desenvolvimento, que ocorreu “a muitas mãos”, de acordo com a Dra. Marina.

“Havia a direção da Abraf, uma equipe de engenheiros de software, desenhistas especializados em games e eu, que dei todo o suporte científico para o desenvolvimento desse game. Ele foi desenvolvido por muitas reuniões virtuais onde as sugestões iam sendo apresentadas e nós íamos escolhendo os desenhos, os avatares, sempre tendo no olhar que às vezes ‘uma imagem vale mais do que mil palavras’, tentando fortalecer os conteúdos que interessavam ser repassados”, relata.

Como funciona

Asmaland é um game que apresenta para crianças e adolescentes o que é a asma e como tratar e controlar a doença à medida que o “jogador” avança pelas fases. Também é possível jogar em “ambientes” diferentes, como a Casa ou a Escola - o que apresenta para os usuários como lidar com questões que acontecem em ambientes diferentes.

Conforme a Dra. Marina Andrade Lima o principal objetivo do game é, de fato, empoderar as crianças com conhecimento sobre a doença que elas portam, pois muitas vezes essas informações acabam ficando apenas com os médicos e os adultos - que podem não estar com a criança 24 horas por dia.

“Hoje, as famílias têm pouco tempo para disponibilizar, envolvidos com trabalhos, com outras atividades, e a criança se vê, muitas vezes, cheia de dúvidas, não tendo a quem perguntar, a quem reportar o que ela sente. Através do aplicativo a gente consegue explicar e ensinar o que é a asma, o quê e porque ela sente, quais são os principais gatilhos que ela precisa aprender a evitar para não ter as crises e, sobretudo, a maneira correta de fazer esse tratamento. A ideia é empoderar essa faixa etária para que, dentro do possível, eles compreendam, participem e tomem as decisões que eles podem tomar”, conclui a médica.

O aplicativo Asmaland é gratuito e está disponível para download nas plataformas Android e iOS.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp