Blog
VOLTAR

Dia da Imunização marca importância de manter vacinas em dia

Data celebrada em 9 de junho lembra das doenças que já foram erradicadas por conta da vacinação da população

Nesta quinta-feira, 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização. A data foi criada pelo Ministério da Saúde (MS) para reforçar a importância da vacinação para o controle e a erradicação de doenças.

Considerando o atual momento mundial, quando se combate uma pandemia principalmente por meio da vacinação, o assunto está mais em alta do que nunca. No passado, doenças como poliomielite e varíola chegaram a ser erradicadas por conta da imunização.

Hoje, muitas doenças também são controladas com a vacinação. É importante explicar que as vacinas não têm apenas o objetivo de impedir que as pessoas sejam acometidas por alguma doença, mas, principalmente, evitar a morte e reduzir a potência dos sintomas. A erradicação - ou seja, quando a doença fica tão enfraquecida que é eliminada e pára de acometer as pessoas - é uma vantagem a mais.

É importante ressaltar que a conscientização da população é extremamente necessária para o sucesso dos programas de imunização e o controle das doenças. Quanto mais pessoas se vacinam, menos pessoas ficam doentes - e o contrário também é válido: quando a taxa de vacinação é baixa, mais pessoas ficam doentes e é mais difícil tratar, controlar e até mesmo eliminar qualquer tipo de enfermidade.

“Todas as vacinas que temos disponíveis à população atualmente, seja no sistema público ou no privado, passaram por testes e tiveram a sua segurança e eficácia comprovadas. Se hoje não precisamos tratar a poliomielite ou não registramos mortes por determinadas doenças, devemos isso aos programas de imunização então, sim, é muito importante que as pessoas fiquem atentas e respeitem o calendário vacinal e as campanhas sazonais de vacinação”, afirma o pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

Calendário robusto

O Programa Nacional de Imunização (PNI) do Brasil, criado em 1973, é um dos mais completos do mundo e oferece 45 tipos diferentes de imunobiológicos para a população, o que o torna exemplo para vários países do mundo. Um dos diferenciais do PNI brasileiro é a oferta de imunizantes para diversas faixas etárias - bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos - e camadas especiais da sociedade, como gestantes e povos indígenas.

Além das vacinas distribuídas pelo MS, é possível encontrar outros imunizantes disponíveis na rede particular de saúde. O Hospital dia do Pulmão, em Blumenau, oferece atualmente 16 vacinas (confira a relação abaixo) que podem complementar o esquema vacinal de qualquer pessoa. E caso alguém não saiba qual a sua “situação vacinal”, não há problema, pois o Hospital Dia do Pulmão disponibiliza no site da instituição um simulador vacinal: basta preencher a data de nascimento e o sexo biológico e o sistema vai apresentar quais são as vacinas que já deveriam ter sido tomadas e quais são as próximas vacinas. Ficou curioso: Basta clicar neste link e conferir!

Confira as vacinas disponíveis no Hospital Dia do Pulmão:

- Antigripal Tetravalente / Quadrivalente

- Dengue*

- DTPA-R (Difteria + Tétano + Coqueluche Acelular)

- Febre Amarela (Com Certificado Internacional)

- Febre Tifóide

- Hepatite A - adulto e infantil

- Herpes Zóster

- Hexavalente (Difteria + Tétano + Coqueluche Acelular + Hepatite B + Poliomielite Inativada + Haemophilus Influenzae tipo B)

- HPV Quadrivalente

- Meningocócica ACWY

- Meningocócica B

- Pentavalente (Difteria + Tétano + Coqueluche Acelular + Póliomielite Inativada + Haemóphilus Influenzae tipo B)

- Pneumocócica 13 (Pneumonia, Otite, Meningite e Sinusite)

- Rotavírus (Pentavalente)

- Tetravalente (Tétano, Difteria, Coqueluche(acelular), Poliomielite (inativo))

- Triviral (Sarampo + Caxumba + Rubéola)

*Disponível apenas com prescrição médica.

Sobre o Hospital do Pulmão

O Hospital Dia do Pulmão (HDP) atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento em regime de Hospital Dia nas dependências do HDP.

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

No início de 2010, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos dos pacientes adultos e pediátricos. Com a ocorrência da pandemia de Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão reposicionou a sala de vacinação para a área externa, transformando-a no Centro de Imunizações com salas de vacinas temáticas para crianças, adultos e empresas. Outro diferencial do Centro de Imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente com experiência nesta atividade há cerca de 20 anos.

Recentemente, a chegada de ultra-refrigeradores permitiu ao HDP disponibilizar para a Secretaria de Saúde de Blumenau um refrigerador, que integra sua unidade de imunização, para armazenamento das vacinas da Pfizer. Atualmente, não há mais necessidade deste armazenamento, mas o diretor técnico do Hospital do Pulmão, Mauro Kreibich, destaca que “as nossas posturas confluem muito para o bem coletivo. A disponibilidade deste armazenamento faz parte das nossas convicções sanitárias e esta estrutura permitirá a utilização de qualquer vacina para a prevenção do Covid-19, quando as mesmas estiverem disponibilizadas para as entidades privadas”.

Outro destaque é a consultoria de vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinação, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 39 anos.

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp