Blog
VOLTAR

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientistas do mundo todo buscam decifrar os mistérios da covid longa, uma condição que afeta de 10 a 20% dos pacientes que contraíram o vírus, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A covid longa manifesta-se por uma diversidade de sintomas persistentes, como:

  • fadiga extrema,
  • dificuldades respiratórias,
  • dores musculares e
  • problemas de concentração, conhecidos como "névoa cerebral".

Estes sintomas nos meses após a infecção e podem persistir por anos, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Recentes estudos científicos trouxeram luz a este enigma, avançando no entendimento dos mecanismos, diagnóstico e tratamento da condição. Uma pesquisa publicada na revista Science identificou diferenças nas proteínas do sangue de pacientes, apontando um sistema imunológico que permanece ativo e ataca o próprio organismo, sugerindo marcadores específicos para a doença.

Outra investigação revelou anormalidades nos tecidos musculares e disfunções mitocondriais, ajudando a explicar a sensação de cansaço incessante. Estes estudos são um passo crucial para desvendar por que a covid persiste e como poderá ser tratada eficazmente.

Estudos destacam que vacinas contra a SARS-CoV-2 oferecem proteção contra a forma persistente da covid, tanto em adultos quanto em crianças, reforçando a necessidade da imunização.

A covid longa desafia nossa visão tradicional de doença, por ser "multissistêmica". Este entendimento pode abrir caminhos não apenas para tratamentos específicos mas também para a luta contra outras condições crônicas, ampliando nosso conhecimento sobre a relação entre infecções agudas e doenças crônicas.

A jornada para compreender a covid longa é árdua, mas cada descoberta nos aproxima de respostas tão necessárias para milhões de pessoas afetadas. Estamos juntos nesta busca por soluções, apoio e, sobretudo, esperança.

Fonte: https://epocanegocios.globo.co...

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp