Blog
VOLTAR

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo recente da Unity Health Toronto e da Universidade de Toronto revela que largar o cigarro traz benefícios incríveis a qualquer idade, e os efeitos positivos são sentidos quase imediatamente!

Benefícios que Crescem com o Tempo: Quem decide parar de fumar antes dos 40 anos pode ter uma expectativa de vida similar à das pessoas que nunca fumaram. Mas não para por aí: independentemente da idade, parar de fumar leva a uma longevidade comparável à de não-fumantes após 10 anos sem cigarro. E a boa notícia? Metade dos benefícios aparece em apenas 3 anos!

A pesquisa, que analisou dados de 1,5 milhão de adultos em quatro países, constatou que fumantes entre 40 e 79 anos têm um risco quase três vezes maior de morte prematura, perdendo em média 12 a 13 anos de vida. Os ex-fumantes, por outro lado, conseguiram reduzir esse risco drasticamente.

Contrariando o mito de que "já é tarde demais", o estudo mostra que parar de fumar em qualquer fase da vida traz uma melhora significativa na saúde e na expectativa de vida. Especialmente, diminui o risco de morte por doenças vasculares, câncer e, em menor escala, doenças respiratórias.

Apesar da redução global na taxa de tabagismo, o cigarro ainda é uma das principais causas de morte evitável. Os resultados deste estudo ressaltam a urgência de políticas governamentais eficazes de apoio à cessação do tabagismo.

Parar de fumar não é apenas uma decisão pessoal; é um passo gigante para uma vida mais longa e saudável. Se você está pensando em largar o cigarro, lembre-se: é sempre o momento certo para começar. Aqui no Hospital Dia do Pulmão, estamos prontos para te apoiar nessa jornada com recursos e orientações para tornar esse processo mais acessível.

Lembre-se: ao parar de fumar, você não está apenas prolongando sua vida, mas também melhorando sua qualidade de vida. Estamos aqui para ajudar!

#PararDeFumar #SaúdePulmonar #VidaSaudável #HospitalDiaDoPulmão

Fonte: https://oglobo.globo.com/saude...

  • COMPARTILHE

Últimas notícias

VER TODAS

Avanços na Compreensão da Covid Longa

Quatro anos se passaram desde que a pandemia de Covid-19 mudou nossas vidas, e ainda hoje, cientista...

LEIA MAIS

Tuberculose no Brasil: Um Alerta para a Saúde Pública

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, segue sendo um d...

LEIA MAIS

Uma Nova Jornada de Saúde Começa Quando Você Decide Parar de Fumar

Sabia que parar de fumar pode transformar sua vida e saúde mais rápido do que imagina? Um estudo r...

LEIA MAIS

Instagram

VER TODAS
Icone - Receba nossas novidades Receba nossas novidades
Fique tranquilo, não enviamos SPAM.
WhatsApp